top of page

Casa RS

Introspecção no meio urbano

Roberta S., arquiteta e seu namorado, dentista, residentes no município de Carlos Barbosa, buscam uma casa contemporânea, com ambientes integrados e grandes planos de vidro visando maior iluminação natural. Ambos possuem carreiras bastante agitadas e em seu tempo livre gostam de receber amigos para jantar e jogar vídeo game.

 

Implantada em um terreno de esquina, entre as ruas Dr. Félix Spinatto e Luíza Ronca, perto do centro urbano de Caxias do Sul, a residência conta com visuais para uma ampla área verde e igreja local. Contudo, por preferirem uma casa longe dos olhares vizinhos, a residência em sua concepção sugere a introspecção, com aberturas amplas voltadas para o interior do terreno, integrando o espaço interno com o externo e garantindo a privacidade do casal.

 

Paralelo às curvas de nível e dotado de uma base negativada, o partido compacto parece “flutuar” sobre o terreno, enquanto que o paisagismo apropria-se do pequeno declive existente para provocar sensações diferentes, despertando todos os sentidos. No interior da casa, a variação de pé-direito proporcionada pelo mezanino, bem como a presença do jardim interno e os planos envidraçados, proporcionam a integração entre os pavimentos, tornando a casa bastante rica em comunicação e eliminando as barreiras entre interior e exterior.

 

bottom of page