Área de Vulnerabilidade Social
Complexo Jardelino Ramos

O complexo Jardelino Ramos consiste em uma das primeiras ocupações irregulares na cidade de Caxias do Sul. Devido ao seu passado histórico, há a permanência de gerações no local, o que promoveu a formação de um espírito comunitário. São famílias de baixa renda (não superior à 2 salários mínimos), sendo que mais da metade não possui renda fixa e possui baixa escolaridade.
A proposta de intervenção busca a integração da área de vulnerabilidade social com os bairros do entorno e a cidade formal,
eliminando as barreiras da segregação com a criação de corredores verdes que convergem em uma área verde projetada com o objetivo de explorar os potenciais do local, as visuais e a topografia. Busca a sociabilidade através da conexão dos espaços abertos de lazer e contemplação e qualificação dos percursos já consolidados. A proposta visa apropriar-se das características do lugar, dando identidade ao bairro.
São levados em consideração os princípios de SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA com a proposta de um parque para a população, promovendo a preservação de áreas verdes para a manutenção da biodiversidade e desdensificação do local; SUSTENTABILIDADE SOCIAL com a abertura de vias, proporcionando a redução de conflitos, que são barreiras para o desenvolvimento e perigo a todos, a redução de distâncias entre padrões de vida – abastados e não abastados – e futura integração entre as partes que subdividem o complexo; SUSTENTABILIDADE ESPACIAL através da implementação de áreas comerciais, que visam a descentralização do centro urbano e a diminuição dos deslocamentos e a SUSTENTABILIDADE CULTURAL com a implantação de um centro comunitário, onde serão promovidas oficinas e atividades culturais em diversos segmentos, bem como a de equipamentos públicos de lazer, com estares ao longo dos percursos.
Autoria: Sara Caon, Ana Cláudia Almeida, Caroline Zenato
Detalhamento setor parque: Sara Caon






















