Núcleo Audiovisual de Caxias do Sul
a arquitetura como espaço fílmico

O Núcleo Audiovisual consiste em um equipamento de caráter cultural e social. A temática surge da análise do atual problema enfrentado pelos pontos de cultura em Caxias do Sul para assegurar a continuidade do programa e a necessidade de reorganizá-los, bem como das iniciativas que vêm sendo realizadas no âmbito do audiovisual na cidade. Ao passo que a atual sede apresenta pouca oferta de atividades, espaço físico limitado e público-alvo não condizente com o Programa Cultura Viva, a proposta tem como objetivo a ampliação destes fatores, dando assim, maior visibilidade e proporcionando à comunidade, como um todo, maior acesso à cultura. A implantação, por sua vez, vai de encontro às políticas de descentralização, à carência de acesso a produções audiovisuais e presença de iniciativas no setor, além da oportunidade de potencializar a vocação cultural já existente no local.
O resultado é uma proposta que busca estabelecer a relação entre arquitetura e cinema, espaço e movimento, objeto e lugar, enquanto o usuário torna-se o protagonista. Explora a arquitetura como um espaço vivido simulado, orientando experiências e vivências tanto individuais quanto coletivas. Ou seja, busca tratar a arquitetura como espaço fílmico.
"O arquiteto, à semelhança de um diretor de cinema, deve saber captar a luz, o movimento, produzindo por meio de seus projetos uma coreografia de ritmos, gestos, imagens, tomadas (planos) e fantasia. Saber realizar, enfim, a síntese entre o universo real e o virtual.” Jean Nouvel



















